domingo, janeiro 30, 2011

Teístas questionam Deus e sua existência?

Estava eu, aqui na cozinha de casa, muito bem posicionado com o meu notebook (para quem não sabe a cozinha é passagem aqui em casa, portanto, privacidade zero), chega meu irmão (que sabe da minha "tara" por conversas sobre Deus) e diz:

- 'Tava la' falando com a Adriana (esposa dele) que se ela acredita em Deus, ela deveria questionar mais Ele e sabe o que eu percebi? Nós - ateus - questionamos muito mais Deus que eles, não deveria ser o contrário?

Respondo:

- Acontece que é justamente os nossos questionamentos a Deus que fazem com que nós sejamos ateus. É isso que é Fé, crença sem a menor evidência. É ofuscante. Pergunte para a maioria dos crentes se eles leram a bíblia, a maioria vai dizer que não; depois pergunte se existem contradições na bíblia, eles também vão dizer que não*. Eles dizem isso exatamente por não terem lido a bíblia e não adianta provarmos para eles que eles estão errados, pois eles foram ofuscados pela fé, eles nunca chegaram a "idade da razão"**. Eles continuam com a sua história faz-de-conta, seu próprio Super-Man. Eles piamente acreditam que o homem veio do barro, que a mulher veio das costelas do homem, que havia uma cobra falante, que Maria deu luz virgem, que Jesus ressucitou, é incrível como isso veio a ser e continua sendo em pleno século XXI. Não clamo a inexistência de Deus 100% (isso seria no mínimo arrogante para qualquer ser no século XXI***), pode existir um ser superior que nos criou (que vai ter logicamente uma explicação muito mais elegante que pura mágica), mas este nunca será o Deus da Bíblia, do Alcorão ou de qualquer outro livro que dizem ser sagrado. Quando e se um Deus for provado real, ele será provado pela ciência e não terá absolutamente nada a ver com o cristianismo, judaismo, islamismo ou qualquer outra crença metafísica.

Encerramos a conversa aí. Acho que consegui ou ser extremamente bitolado nas minhas posições ou extremamente esclarecedor.


*Para ver contradições na bíblia recomendo o vídeo do NonstampCollector (Show de perguntas - Contradições na Bíblia)
**George Carlin (video no youtube - Pro Life, Abortion and the Sanctity of Life [English Only])
***É igualmente arrogante dizer que Deus existe e ponto final. Essa é a diferença da arrogância científica e a arrogância deísta. Tem um tópico no próprio blog sobre isso caso queiram entender mais.

0 comentários:

Postar um comentário