domingo, janeiro 23, 2011

Discriminação e Respeito

Tudo bem, todos somos discriminados, seja pela aparência, forma de se vestir, gostos, whatever. Sempre tem alguém que te discrimina, pelo mais banal motivo possível.

O meu problema com a discriminação é quando começamos a nos fazer de coitadinhos demandando respeito.

Como não é surpresa para ninguém que falou comigo nos últimos 2 meses eu estou num momento de ler sobre a não e sobre a existência de Deus quase que compulsivamente.

Daí surge o meu problema, ver um vídeo ateu falando que ele é discriminado por não crer e logo depois ver um vídeo de um cristão falando que se sente discriminado por crer em Deus.

Eu não entendo por que as pessoas dão tanto valor a este “respeito” por terem eixos norteadores diferentes.

Pra mim, pouco me importa se um judeu respeita a minha ausência de crença em um ser invisível que mora no céu e julga os humanos.

O único problema pra mim é quando a liberdade de expressão é tomada por grilhões por menores que sejam limitando a minha fala ao mudo.

Nós simpatizamos por pessoas que possuem gostos similares aos nossos, por isso políticos precisam pelo menos passar a imagem de que creem em Deus, como diria alguém que não me recordo agora “Ser ateu na política é cometer suicídio político”.

Quanto mais pessoas gostam de algo, mais chances você terá de encontrar simpatizantes sobre este algo. Portanto, se a quantidade de ateus no Brasil é inferior a 10%, então você tem 10% de simpatizantes sobre este seu ponto de vista.

Obviamente, nós, humanos, em nossa grande maioria não deixa de conversar com alguém por uma posição religiosa diferente da sua, por ex. eu, tenho amigos religiosos, eu não respeito suas posições teístas, porém, entendo que não preciso conversar sobre este assunto com eles.

Essa minha visão de respeito pode ser moldada dessa forma pela liberdade que o Estado de São Paulo me oferece. Já em cidades menores, imagine a filha de uma católica dizer que é atéia! Ela será a pecadora da cidade, seu destino será traçado, ela será desrespeitada de forma voraz por todos os crentes da cidade.

Este tipo de comportamento silencia o povo e aí a falta de respeito entra como uma forma opressora.

Eu até consigo entender o por que as pessoas pedem respeito, existem diversos níveis de desrespeito, talvez eu não seja desrespeitado da forma que essas pessoas são, por isso acho bobo pedir por esse respeito.

0 comentários:

Postar um comentário