segunda-feira, janeiro 03, 2011

É tudo físico

Antes de continuar, ao dizer “É tudo físico”, pretendo afirmar que:

1 – pensar e agir atendem a mesma substância, ambos são comportamentos. A diferença entre eles é que um é privado (experiência própria [tal como sentir dor de dente]) e outro é público (experiência compartilhada [tal como dar um abraço em seus pais])
2 – a inexistência de qualquer coisa que fuja o físico (sim, é pleonasmo, mas eu gosto de overexplicar/deixar bem claro), mais especificamente espíritos, seres criadores do universo ou até o dragão que vive na garagem do titio Sagan
3 – interesse é gerado por atributos físicos (beleza, dinheiro, posses), a este, relevo seu valor não totalitário.

Tudo bem? Podemos continuar? Esse post será denso.

Tendo como teoria e fato a evolução (chega de falar que evolução é só teoria, abre margem para ‘argumentos da ignorância’), somos todos descendentes de uma célula adaptável ao ambiente e auto-replicadora.

Ao afirmar isto, quero afirmar também a biogênese*, ou seja, blocos básicos de vida são possíveis de serem gerados em condições primordiais (imaginem a terra há 4,5 bilhões de anos atrás). Isto é cientificamente comprovado.

Portanto, podemos entender que até aqui não existia “pensamento”, ou seja, imaterialidade, era tudo material, inclusive a gênese da vida gerada a partir de um processo físico/químico.

Estes pequenos procariontes não pensantes (totalmente materiais), evoluíram por bilhões e bilhões de anos desembocando nos mais variados tipos de seres, um destes resolveu devido a sua capacidade de pensar, afirmar que são divinos, sim ladies and gentleman, estou falando de nós, os famosos homo sapiens (pra encurtar em bilhões de anos a história).

A capacidade de pensar (raciocinar) é o que mais nos diferencia dos animais e a mesma nos dá capacidade de falarmos sobre imaterialidade (imaginem um cachorro discutindo qualquer ponto imaterial), os pontos principais sendo:

1 – Deus
2 – Pensamento (de forma imaterial)

A capacidade de falar sobre imaterialidade não necessariamente prova a imaterialidade.
Notem que tudo no mundo é físico, o funcionamento de um relógio é físico, quando alguém toca no seu braço com uma brasa faz um processo físico conhecido como reflexo entrar em ação, o motor de um carro, as ondas que geram algum barulho.

Em momento algum, ao explicar o funcionamento de um relógio nós diríamos “Funciona pois ele quer funcionar”, não é necessário recorrermos a nenhuma entidade metafísica para explicar nem isto, nem o reflexo, nem o motor de um carro e nem as ondas de um som.

O que tudo isto tem em comum? São bem conhecidas dentro da ciência, já foram desmistificadas, pois, em épocas ulteriores, teriam o apelo religioso.

O humano, ao conseguir raciocinar e ficar pensando e pensando e pensando causou inúmeras cagadas nas próximas gerações, por ex. Deus e o pensamento (de forma imaterial [sim, vou ficar teclando essa tecla]).

Por ex. Platão com seu mundo das ideias, ou os egípcios com Horus.

A partir de uma premissa errada, todas as composições posteriores, em um efeito cascata**, vão cada vez mais empurrando os seres humanos da resposta correta.

Infelizmente, mesmo após provas após provas após provas sobre a evolução, existem pessoas que acham que a terra tem 12 mil anos de idade (o que contesta a existência do Deus judaico-cristão-islâmico de frente [não os outros]).

Isso é no mínimo ignorância e partindo deste princípio como vamos ensinar a esta pessoa que acha que a terra tem 12 mil anos de idade e que somos todos descendentes de um pecador por ter comido a fruta proibida, induzido por uma cobra falante, como a gente fala para essa pessoa entender que pensamento é comportamento e é, portanto, um processo físico?

Não ficou bom o post, sei disso, esperava mais também. =/

*Entendam a dicotomização entre evolução e biogênese, uma coisa é eu falar que os seres evoluem, outra coisa é falar como a vida surgiu. Eu aceito estes argumentos da ciência.
**Imaginem que te apresento a conta 2+3 e depois falo some 5 ao resultado anterior e depois remova 2 do resultado anteior. Se você errar a conta 2+3, todo o resto seguirá em erro.

0 comentários:

Postar um comentário