quinta-feira, janeiro 27, 2011

Shattered - The Cranberries

Quem deveria vir antes, o nome da música ou da banda? Detalhes a parte, mais um post de música, desta vez incitado pela minha grande reforçadora ++ plus adicional Bruna, afinal, gosto de Cranberries apenas por causa dela.



I'm trying to control myself
So please don't stand in my way
I've waited for the longest time
This is what I wanted in my way

Move over, move over
There's a climax coming in my way
Move over, move over
There's a climax coming in my way

I don't like you, don't compromise
Shattered by your weakness
Shattered by your smile
And I'm not very fond of you, and your lies
Shattered by your weaknesses
Shattered by your smile

All the kids are going back to school
The summer's over it's the golden rule
And now I'm coming out to play
So please don't stand in my way
And all the things that seemed once to be
So important to me
Seem so trivial now that I can see

Move over, move over
There's a climax coming my way

I don't like you, don't compromise
Shattered by your weakness
Shattered by your smile
And I'm not very fond of you, and your lies
Shattered by your weaknesses
Shattered by your smile

Please don't stand in my way
Estou tentando me controlar
Então, por favor, não fique no meu caminho
Esperei muito tempo
Era isto o que eu queria no meu caminho

Afaste-se, afaste-se
Há um clímax vindo em minha direção
Afaste-se, afaste-se
Há um clímax vindo em minha direção

Eu não gosto de você, não se comprometa
Destruído pela sua fraqueza
Destruído pelo seu sorriso
Eu não gosto de você e de suas mentiras
Destruído pela sua fraqueza
Destruído pelo seu sorriso

Todas as crianças estão voltando à escola
O verão acabou, esta é a regra de ouro
E agora estou saindo para brincar
Então, por favor, não fique no meu caminho
E todas as coisas que um dia pareceram ser
Tão importante para mim
Parecem tão triviais agora que consigo enxergar

Afaste-se, afaste-se
Há um clímax vindo em minha direção

Eu não gosto de você, não se comprometa
Destruído pela sua fraqueza
Destruído pelo seu sorriso
Eu não gosto de você e de suas mentiras
Destruído pela sua fraqueza
Destruído pelo seu sorriso

Por favor, não fique no meu caminho

Essa música tem um efeito sedativo em mim, eu posso estar em diversos estados diferentes permeando entre tristeza, ódio, felicidade que vou, quase que imediatamente ao seguir a letra da música para o estado calmo.
Sendo sincero, lendo a letra da música eu não consigo entendê-la, por isso pedi a ajuda da Bruna para escrever para o Blog, dando a opinião dela que acredito que será mais precisa e objetiva. A minha será mais subjetiva.

Para mim, a música teria total congruência se removessêmos uma frase, “destruído pela sua fraqueza”. Eu não consigo compreender o por que alguém se sente destruído pela fraqueza de outrem.

Removendo esta frase, conseguiria captar a mensagem da música que é até texto de um post anterior meu, ambivalência. Todos somos ambivalentes sobre os mais diversos aspectos da nossa vida, ao dizer “eu não gosto de você e suas mentiras” e ao dizer “era isso o que eu queria em meu caminho”.

Não há relação no mundo que tenha apenas bons momentos, mas são por eles que mantemos nossas amizades, quando cessam estes bons momentos, as amizades tendem a se desintegrar, sem ganhos positivos, o que sobra é distância entre as pessoas.

Por isso a minha leitura da música é subjetiva, ela não contempla o todo, ela contempla que existem boas e más situações em um amor, mas as boas que fazem parte do mantenedor.

Indo para um lado mais negativo, as partes boas podem ser partes ruins, mas não quero entrar neste tipo de assunto pois está bem longe da minha realidade atual, existem algumas pessoas que a parte boa é algum tipo de dependência, nem que seja um teto sobre a cabeça, alimentação em troca de espancamentos, como o povo diz “ruim com, pior sem”.

Não quero e não vou envenenar a letra dessa música com este tipo de gente que não faz parte do meu quadro de vida e que sinceramente, espero nunca ter (em níveis tão extremos).

Resumiria a música em três frases, “era isto que queria em meu caminho / eu não gosto de você e de suas mentiras / destruído pelo seu sorriso”.

Era o sorriso que você queria para você, mas infelizmente, ninguém é exatamente sob medida, do jeito que queremos, mas ao poder da abstração, conseguimos preencher lacunas ou até espaços totalmente preenchidos com o que queremos que seja, a doce poesia da ilusão.

Tudo isto pode nos enterrar, pode gerar tanta dor e sofrimento, mas se nos perguntássemos se você faria novamente, você responderia que sim, sem pensar porém, pensado.

Outra parte importante da letra da música pra mim é “E todas as coisas que um dia pareceram ser / Tão importante para mim / Parecem tão triviais agora que consigo enxergar”.

Você alguma vez já olhou para algo que queria tanto, mas tanto mas tanto! Que! Quando conseguiu disse “que besteira”, seja em relacionamentos, seja um show, um emprego, o que for.

Tu preenche tanto aquele pequeno vazio e quanto mais não consegue, mais o vazio cresce e mais você quer e mais valor você dá e quanto mais valioso mais difícil de alcançar, quanto maior o pedestal, mais você tem de crescer e quando você finalmente chega ao tamanho do pedestal e lhe toma o vazio percebe que realmente, não passa de um vazio tão grande quanto a sua trivialidade.

E como conseguimos chegar neste resultado? Temos de infelizmente, conseguir o que queremos, por mais vazio que seja. Apenas quebrando a cara para ver que algo não vale a pena.

Mas ei, existe um ponto positivo nisto! A isto damos o nome de experiência. Para não errarmos novamente. Obviamente tem quem erra e não aprende, ou que gosta de errar, mas isto é outro assunto também.

Como disse no início do post, pedi a Bruna para que escrevesse sobre a música para termos duas visões aqui, a dela, encontra-se tanto abaixo quanto no blog da Bruna, que pode ser acessado clicando-se no nome dela. Não recomendaria se não fosse bom, além de escrever muito bem também tem uns desenhos muito legais.

E como vocês poderão ver, exatamente como havia dito, o texto da Bruna é far more objetivo.

Vale muito a pena. Mas, vamos ao que interessa.

A letra é um desabafo. Eu poderia até chutar uma historinha de alguém que se prendeu a uma pessoa por muito tempo, mas se decepcionou e decidiu superar isso não olhando mais para trás. Quando a Dolores (a vocalista da banda) diz

I've waited for the longest time (Esperei muito tempo)
This is what I wanted in my way (Era isto o que eu procurava no meu caminho)
Move over, move over (Afaste-se, afaste-se)
There's a climax coming in my way (Há um clímax vindo em minha direção)"


O que eu consegui perceber foi o seguinte: uma oportunidade muito boa surgiu na vida da criatura que se decepcionou, e agora a dita cuja quer aproveitar esse momento e não quer intromissões -especialmente dos que a fizeram sofrer um dia.

Ela também diz:

The summer's over it's the golden rule (O verão acabou, esta é a regra de ouro)
And now I'm coming out to play (E agora estou saindo para brincar)


Bem, isso é um jogo de palavras muito legal. Ao meu ver, essa pessoa que está magoada decidiu por um ponto final nos tempos de sofrimento e agora quer recuperar o tempo perdido se lamentando, sofrendo.Vai começar a viver novamente.

E vamos ao refrão, a parte que eu considero mais importante na música:

don't like you, don't compromise (Eu não gosto de você, não se comprometa)
Shattered by your weakness (Destruída pela sua fraqueza)
Shattered by your smile (Destruída pelo seu sorriso)
And I'm not very fond of you, and your lies (Eu não gosto de você e de suas mentiras)
Shattered by your weaknesses (Destruída pela sua fraqueza)
Shattered by your smile (Destruída pelo seu sorriso)


Na hora que li isso lembrei do filme Closer, no qual a personagem interpretada pela Natalie Portman diz que quando quer terminar pra sempre um relacionamento, não briga, não faz confusão nem nada. Ela simplesmente diz "não te amo mais". É mais ou menos o que eu pude notar na letra. Não existe nada mais libertador para alguém que sofre por uma pessoa amada quando diz: 'Eu não gosto de você' ou 'Eu não te amo mais'. Eu acredito muito no poder dessas palavras. É claro que tem gente que banaliza esse tipo de sinceridade, diz que não ama amando, diz que não gosta gostando. Pra mim, isso é covardia. Quando eu ponho um 'não' na frente desses verbos, é porque a coisa é séria.

A Dolores foi bem sincera. Seja lá quem foi que brincou com a cara dela, essa pessoa além de tudo, foi covarde: "Shattered by your weakness (Destruída pela sua fraqueza)" And I'm not very fond of you, and your lies (Eu não gosto de você e de suas mentiras).

E ela, provavelmente por gostar demais, não conseguiu se livrar facilmente dessa angústia. Talvez por ter persisitido no erro, acabou se destruíndo. Dá pra perceber isso quando ela fala: Shattered by your smile (Destruída pelo seu sorriso). 

É uma fraqueza que sempre carregaremos. A gente perdoa quem ama fácil demais. Talvez por que amamos, talvez porque a ausência dessas pessoas dói mais do que a ausência de outras. O fato é que persistimos no mesmo erro, muitas vezes. As vezes são os olhos da pessoa pedindo desculpas que simplesmente nos deixam desarmados dos pés à cabeça. As vezes é o perfume, o jeito de falar...o sorriso.E isso também destrói.

Mas eu gostei do desenrolar da letra, por que ela não está dizendo isso só pra tentar provar pros outros que mesmo mal, está superando. Ela se dá conta de que algo também mudou pra ela:

And all the things that seemed once to be (E todas as coisas que um dia pareceram ser)
So important to me (Tão importantes para mim)
Seem so trivial now that I can see (Parecem tão banal agora que consigo enxergar)


Já passei por esse momento 'caiu a ficha'. É uma condição de cegueira temporária, mesmo. O sorriso cega. O perfume cega. A voz cega. Mas não ver não nos priva de não sentir. E as dores que surgem no meio do caminho acabam clareando a estrada. E uma hora ou outra, percebemos com quem estamos. Damos menos ou mais valor à pessoa e à situação dependendo do que acontece nesse meio termo. Enfim, crescemos. E aí, é hora de decidirmos se queremos ou não companhia nessa jornada. Acho que a música segue o ditado "antes só do que mal acompanhado".

Please don't stand in my way (Por favor, não fique no meu caminho).

1 comentários:

Bruna disse...

adorei teu olhar sobre a letra, Fê!!! Como eu sempre digo, tu enxerga o todo com muita facilidade, coisa q ainda preciso treinar bastaaaaaante. Eu falei apenas de um ponto de vista: o amoroso. TU expandiu isso pra tantos outros assuntos, q eu fui lendo e dizendo pra mim mesma: 'pô, ele tá totalmente certo, pq eu não vi isso antes? hehehe'

Talvez por eu ser emotiova demais. Talvez.
Mesmo assim, ficou ótimo!!!


Parabéns!


bjoooooooo

Postar um comentário