quinta-feira, dezembro 16, 2010

Pareamento de Estímulos

Não sei se é bem “pareamento de estímulos”, acho que sim.

Antes de tudo, vocês precisam necessariamente assistir ao vídeo abaixo até os 29 segundos.

29 segundos, PAUSEM nos 29 segundos, se não estraga o tópico todo.



Essa música do nada começou a tocar no meu celular*, estava no ônibus e ao ouvir os primeiros 29 segundos pensei “hmm... muito legal, é bem o estilo de música que eu gosto, vocal feminino, batida de leve por baixo...” de repente, toquem aqui o vídeo até 1min12seg.

Minha cara foi com certeza, pior que a de vocês, uma cara de “Puta que pariu, que PORRA é essa” impagável. Eu voltei a música e novamente a ouvi até os trinta segundos e tirei.

Outro dia eu estava ouvindo novamente ao meu celular e começa a tocar de novo essa música, dessa vez, eu ouvi a música inteira pela primeira vez.

Agora assistam o vídeo até 1min32seg e prestem muita atenção, tem uma sacada nessa parte, talvez vocês tenham de voltar aqui novamente mais tarde, quando eu for explicar.

O vídeo até 2min34seg não traz nenhuma novidade, dali até o final do vídeo era o que eu queria comentar, que foi bem suavemente inputado entre a segunda e a terceira vez na qual o refrão é repetido.

Agora vocês já viram o vídeo e já tem o que é necessário para entender o que estou chamando de pareamento de estímulos e explicando também o porquê de eu gostar dessa música hoje em dia (o que não é tão surpreendente assim, pois eu até gosto de duas músicas do Eminem).

O começo da música é o estímulo que starta a bagaça toda, é muito bom, a voz era muito boa (hoje sei que a vocalista do Paramore, até que canta bem a menina!), daí vem o rap e eu “ave maria” e tiro da música.

Numa segunda oportunidade eu deixo a música rodar inteira e aqui está a grande sacada no pareamento, na segunda e na terceira vez que o refrão é repetido, a voz do rapper é colocada junto a voz da Hayley e, muito mais grosseiramente, no final da música elas são pareadíssimas e o estímulo passa a operar de forma diferente no seu cérebro.

Na terceira vez que ouvi a música, já ouvi com menos surpresa (outro fator muito importante).

Na quarta, quinta, sexta... décima, fui me habituando a voz do rapper.

Na décima primeira estava cantando junto.

Agora, já imaginaram fazer isso com outras coisas? Um exemplo bem grosseiro.

Tal pessoa gosta de chocolate, eu dou chocolate para uma pessoa e no chocolate tem uma foto minha, uma mensagem minha algo que remeta a minha pessoa. Eu faço isso 30 vezes. O pareamento funciona a por determinado período de tempo, a pessoa, ao ver chocolate, vai lembrar-se de mim e vice-versa, ao me ver, vai lembrar de chocolate.

Chocolate elicia “coisas boas” então, pode ser que a pessoa passe a gostar mais de você.

Sim, o exemplo é rudimentar, foi a primeira ideia que “pulou” na minha cabeça.

É isso ae, me sinto na obrigação em dizer que as duas músicas que eu gosto do Eminem são: Stan (que também possui vocal feminino, estranho não é não?) e When I’m Gone (essa simplesmente a letra é demais).

* Descobri mais tarde que essa música veio de Forquilha-Ceará junto com duas músicas da Maria Betânia e 1gb de arquivos sobre behaviorismo.

7 comentários:

Jordana disse...

que música horrorosa! não deu pra ouvir até o final... sinto muito.
eu sempre digo: tem que ouvir a música umas 4 ou 5 vezes, pra depois formar opinião e saber se gostou ou não. Mas nesta música já formei opinião ouvindo pela primeira vez: chata! E com o decorrer dos segundos: insuportável!
tem uma música da Lady Gaga (Just Dance; Lady Gaga Feat. Akon) assim tb... começa a música: pô, legal... começa o rap: zuaram essa merda! ¬¬'

você ouve EMINEM!? :O
o_____O
acabou nossa amizade!
tchau!

Jordana disse...

só mais uma coisa: usa-se m antes de p e b!

"...que foi bem suavemente inputado entre a segunda e a terceira vez na qual o refrão é repetido"

fez de propósito ou errou na hora de digitar?

outra coisa: pare de imitar José Saramago! isso me irrita! (vc não pontua direito, eu tento ler imaginando a pontuação...)

acho que no mais tudo certo...

Jordana disse...

Ah! como foi o show do Rammstein? O______O

:D

Fernando Ferreira Fernandes disse...

Sim Xu, é a mesma coisa na música do Akron com a Lady Gaga. Quantas pessoas que não gostavam de Akron começaram a gostar depois de parear com Lady Gaga e vice-versa? Entendeu como funciona? Esse era o main point.

Você leu o tópico todo? Gosto de duas músicas do Eminem e até cito quais são e dou as necessárias justificativas (que para mim, são suficientes).

Era só isso que eu precisava fazer pra acabar nossa amizade? Puta merda! Se eu soubesse tinha feito isso há mais de um ano! aheuhaehueahuaeaueuhae

Inputar vem do Inglês "Input", são aquelas palavras do Inglês que viram verbos em português, tal como "fit" vira "fitar". Foi proposital e a palavra se escreve assim, pois seria no melhor dos casos, in-putar.

Eu pontuo perfeitamente, tu tem que ler o negócio com emoção! ahahahahah

Show do Rammstein destruiu, muito bom. Tu não faz ideia. Quem perdeu, perdeu mesmo.

Jordana disse...

li...
até pensei em procurar no youtube... outra hora procuro, só pra rir mais ainda da tua cara.
haohauah..

hmmm... bom saber...

v
c

é

f
r
e
s
c
o

e

o
u
v
e

E
M
I
N
E
M

d
e
s
d
e

o
s

1
2

a
n
o
s

d
e

i
d
a
d
e

!

devia gostar de sandy tb.... hmm...

leio com raiva porque tu não pontua, isso sim!

e...


PUTA QUE PARIUUUUUUUUUUUU!! eu perdi! =(

JoBronze disse...

Falaaaaa Fe!

Acredito que este esquema de pareamento de estímulos é muito básico para ser generalizado! Mas dependendo da magnitude dos reforçadores, o chocolate ajuda horrores, hahahaha XD

Ai, estou num note horrível, não consegui ver o vídeo.

Mas, vou dar um exemplo interessante, falando em Lady Gaga: eu gosto. Adorava, antes de ela tomar certas atitudes. Atitudes essas que fizeram com que certas músicas perdessem o sentido. Eu, particularmente, não consigo separar as coisas, então, ouvir Lady Gaga não é mais tão prazeroso assim.

Beijo beijo!

Fernando Ferreira Fernandes disse...

Xu, aehuhaueaheueauhae. okei, agora posso responder.

Quando eu tinha 12 anos nem existia Eminem e não vejo problemas em gostar de 2 músicas dele, afinal, acho inclusive, ultraje deixar de gostar de músicas pelo simples fato de ser de tal banda. Sinceramente acredito que existem diversas bandas que tocam pelo menos uma ou outra música legal, como exemplo, Bon Jovi (You Give Love a Bad Name); NickelBack (How you Remind Me); R.E.M (Losing My Religion); Rolling Stone (Paint it Black); Megadeth (Holy Wars... The Punishment Due)...

E não pareie Sandy com Eminem, não tem nada, mas nada, nadíssima a ver.

Bronze, de forma alguma acho que o esquema de pareamento de estímulos seja básico para ser generalizado, depende da forma que você inputa (sim, com N [ahahaha]) a palavra "generalização" e também depende muito do que você quer dizer com "básico", eu digo, qual o problema de ser básico? Básico no sentido de simplicidade? De fácil entendimento? Então que seja! Acho muito melhor!

Agora se for generalizar no sentido que todas as pessoas que gostam da Hailey também irão gostar de B.o.B, não foi também o que eu afirmei!

Outro exemplo seria, para quem conhece a Liv Kristine, ex vocalista do Theatre of Tragedy (ToT), os dois últimos Cd's do ToT (com a Liv) foram meio que um "poots poots" mas com o nome ToT e com a Liv cantando, então, isso da o aval para as pessoas gostarem disso e, ao gostarem, passam a gostar de outros "poots poots".

É tudo condicionamento.

Postar um comentário