domingo, dezembro 12, 2010

Títulos na Psicologia

*Sempre que eu escrever behaviorista/behaviorismo, estarei falando do behaviorismo radical.

Taí uma das milhares de coisas que eu não entendo, tem gente que diz ser "behaviorista" e tem gente que diz ser "analista do comportamento", são estas duas nomenclaturas sinônimas?

Me digam também, quais são as premissas para que as pessoas possam bater no peito e dizer (normalmente com demasiado orgulho) "Sou um analista do comportamento" e/ou "Sou um Behaviorista"?

Se tomarmos como sinônimos os termos utilizados e levarmos em consideração a palavra "Analista", posso concluir (com base em achismo) que é um título dado a alguém que possui pelo menos uma especialização (Lato Sensu) nesta área do conhecimento.

Para ter um Lato Sensu em algo, como premissa existe a necessidade da formação de terceiro grau.

Já vi uma pessoa apresentando outra com os seguintes dizeres: Entrevistarei hoje o Sr. X, analista do comportamento com experiência em tratamento (o que também já está errado) de autistas.

Eu conheço esse suposto "analista do comportamento" e digo, o rapaz é estudante de Psicologia, como ele poderia ser um analista do comportamento?

Se você perguntar a um estudante de Psicologia: "você é Psicólogo?" exemplos de respostas corretas seriam: ainda não; um dia serei; não etc. Você não espera um "sim", pois está claro que "Psicólogo" é um título dado a quem tem a formação em Psicologia, mas, e um behaviorista?

Se você não é um Psicólogo, como pode dizer que és um analista do comportamento? Alguma coisa está errada.

Terminei o curso de Psicologia, posso agora me denominar "Psicólogo" e com isso, posso dizer que sou, psicanalista, analista do comportamento, gestaltista, psicoterapeuta, sistêmico etc.

Lembrei de um tipo bem comum de perguntas de provas e vou fazer o uso aqui. Tomando como base a frase acima, qual está correta?

A - A primeira afirmação é verdadeira e a segunda complementa a primeira
B - Ambas são falsas
C - A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa
D - A primeira afirmação é verdadeira e a segunda não complementa a primeira

Acertou quem escolheu a C na minha opinião.

Mas e se um psicólogo sem Lato Sensu atendesse a uma pessoa fazendo a utilização dos princípios da análise do comportamento, não seria ele um analista do comportamento?

Aqui entra a dicotomização das palavras "analista do comportamento" e "behaviorista".

Behaviorismo é a filosofia da ciência da análise do comportamento.

Behaviorismo, portanto, é uma posição filosófica e para tal, não necessita nenhuma formação prévia, o que se precisa é conhecimento da filosofia seguida (achismo).

Um psicólogo que atende nas bases do behaviorismo pode ser então um (na minha opinião) psicólogo behaviorista, ou seja, sua investigação se baseia na filosofia da ciência da análise do comportamento, não necessariamente ele é um analista do comportamento (sim, no começo eu as utilizei como sinônimos para engrenar melhor o post).

Gostaria muito de ter definições bem claras de onde começam e onde terminam estas nomenclaturas e títulos.

Algo extremamente pessoal, vocês já participaram daquelas conversas que vão mais ou menos assim?

"Eu sou psicólogo, ela que é economista, pergunta pra ela"
"Eu sou formado em blablabla" < note, ninguém perguntou.

Odeio essas conversinhas de auto-afirmação.

0 comentários:

Postar um comentário