quarta-feira, outubro 06, 2010

A New Age?

Sabe quando depois de passar por um luto*, você acorda e fala “superei!” e de repente, doce ilusão, no mesmo dia se pega em prantos novamente pela descoberta de não ter superado absolutamente nada? E continua, nesse luto, nessa ausência, com esse vazio que consome seus pensamentos, tempo, temperamento, estados depressivos, agressivos etc.

O luto não é entendido como patológico se ele durar até dois anos, passando disto se torna patológico.

Por vezes levantei e disse que havia superado, por vezes me vi errado. Pode ser mais uma enganação temporária, mas está durando mais que as outras vezes, muito mais.

Aos trancos, barrancos, socos na barriga, cabeçadas na porta, esta falta de homeostase está fazendo com que eu me habitue às novas situações, o ano de 2010 quase que por completo (e ainda não acabou!) trouxe muitíssimas novas situações, algumas vezes meu comportamento foi adequado**, outras, o comportamento inadequado** foi corrigido, e outras, bom... o comportamento inadequado permanece (até quando?). As contingências estão drasticamente se modificando, a seleção do comportamento acontece pelas conseqüências na variação do mesmo, fortalecendo a resposta em contextos similares***.

Dessa forma posso dizer o “New Age”, para isto, explico em dois pontos diferentes:

De era “Embrace your Dreams” para “Same Context, New Significance”;

E, citando Geração Prozac: Gradualmente, até que, subitamente.

Percebi depois de dois anos**** que abraçar sonhos não os traz a realidade, deveria ter modificado a frase para “Run After” (correr atrás) ou “Persue” (persiga), notei então que vivi uma ilusão de que os sonhos iriam por osmose se tornarem reais, que por osmose ocorreriam. Tudo bem, no começo eu até me dediquei ao sonho, falhei e continuei sem perceber, em uma nova zona de conforto (que pode muito bem estar ocorrendo novamente [dejá vu]).

A frase norteadora agora é: “Same Context, New Significance” (Mesmo Contexto, Novo Significado), adentro então o segundo ponto.

Percebi neste ano, que muito do que eu achei que deveria correr atrás, já estava alcançado e que agora consigo realizar diversas outras tarefas, súbita a descoberta, gradual a evolução*****.
É simples assim, aparentemente consegui superar várias dificuldades que tinha sem perceber (o que é pior).

Neste ano de 2010 o ambiente sofreu diversas adições e subtrações, no que permaneceu o mesmo, foram atribuídos novos significados, modificando o presente, moldando um novo futuro.

Futuro este já presente, nas adições novas pessoas na minha vida, novos desafios; nas subtrações, alguns comportamentos, alguns conhecidos, alguns lugares. Estas mudanças foram por osmose, os trancos e barrancos que pediram a adaptação, none the less, me posicionaram proximamente aos meus objetivos.

É isso, quem sabe enxergo que sou feliz e o que me faltava era discriminação de estímulos?

Preciso de uma nova forma de “asterizar”, ehehe.

* Na análise do comportamento pode ser visto como uma perda abrupta de um reforçador positivo. Para Winnicott na psicanálise da tendência inata ao amadurecimento, poderia ser chamada de depressão reativa.
**Muita atenção, adequado e inadequado são extremamente individuais.
*** Tentei simplificar a explicação comportamental do comportamento, acima possui até erros, estou ciente disto.
****É, eu sou lento pra muita coisa.
***** Evolução não está necessariamente atrelada a “positivo”.

0 comentários:

Postar um comentário