segunda-feira, setembro 13, 2010

Comportamento =! Resposta

Por "=!" entende-se "Diferente" get used to it.

"Quando alguém observa o que uma pessoa faz (pode ser uma ação operante ou uma ação emocional ou afetiva), não consegue compreender o significado daquilo que observa. Uma pessoa corre, ou chora, ou fala seu nome, ou limpa um móvel, ou fica vermelha, ou grita, ou escreve... e daí? O significado de um comportamento não está na ação em si, mas naquilo que o determina. Uma resposta não é um comportamento. Para compreendermos uma ação e alçá-la ao status de comportamento, temos que relacioná-la com eventos antecedentes e eventos conseqüentes a ela, funcionalmente interligados. A unidade mínima para a compreensão de um comportamento chama-se tríplice contingência." (Hélio Guilhardi)

Andei conversando com uns amigos sobre isto e todos me disseram o mesmo "resposta é comportamento".

Acima está a resposta, que eu sempre clamei que fosse, e que bom, estou certo!

Também conversei com minha ex-professora, grande analista do comportamento (e tirei o nome dela daqui pq o resultado tava saindo na Google), que também me deu a mesma opinião.

Gente! Vamos entender! Resposta é um dos termos da Tríplice Contingência, que é o mínimo para se entender como comportamento.

1 comentários:

JoBronze disse...

Agora eu entendi melhor esse post... rsrsrs!

Agora, depois que eu corrigir meu TCC (tensão), prometo que venho ler os outros posts do teu blog!

Beijos!

Postar um comentário