segunda-feira, agosto 29, 2011

Quadrante do Dawn - Pt.1 (maybe 2)

Existem alguns tipos de situações, conforme exemplificado no Quadrante abaixo.


Não entendeu porra nenhuma, né? Eu explico.

As situações podem ser as seguintes:
Situação errada, com uma ação errada gerando uma consequência feliz ou triste.
Situação errada, com uma ação certa, gerando uma consequência triste ou feliz.
Situação certa, com uma ação certa, gerando uma consequência feliz ou triste.
Situação certa, com uma ação errada, gerando uma consequência triste ou feliz.

Quem nunca passou por uma situação na qual a situação é uma merda, você age totalmente errado e as coisas - adivinha - dão errado!
Esse tipo de situação é típica em provas, a prova é sempre uma situação errada, daí você não estuda, daí - adivinha - a nota vem baixa. Neste tipo de situação a culpa normalmente é sua, pois você poderia ter estudado.

Mas a situação acima, também pode ter um final feliz. Adentramos outro quadrante, a prova vem, você não estudou e tira uma nota boa. Não é muito bom contar com esses casos, pois eles são raros (a não ser que exista algum outro tipo de contra-controle como cola).

Agora, outra situação, a situação é errada, mas sua ação é certa e pode ter dois resultados, um final feliz, ou um final triste.
Exemplo disto é a maldita prova novamente, que como havia dito, é sempre uma situação errada. Daí a sua ação certa seria estudar pra *&!@&$* e - adivinha -  a nota vem equivalente, ou seja, um notão! Nada mais justo, correto? Poderíamos usar aquela frase, colhe-se o que planta-se, não?
O que acontece quando você estuda igual um &#$#@&#@$ e vai mal na prova? Ou seja, situação errada, ação certa com final triste. Normalmente, as situações que a gente tem direito* de cobrarmos alguma coisa, é quando agimos certos, mas 0k, nestes casos, as situações são erradas. Pode ficar pior...

Mudamos de quadrante quanto a situação neste momento. Agora a situação é certa!

Tenho uma situação certa, com uma ação errada e um final, feliz ou triste.
Quando a situação é certa, tudo fica mais fácil, correto? Parcialmente sim. Você vai sair pra encontrar com aquela menininha(o) que ta super afim de você (ô dilixia) e você, manézão pra carai, age igual um imbecil e, - adivinha - a menina(o) perde todo o interesse e você fica sozinho. Onde está a culpa aqui? No manézão do carai. Fica sozinho ae, 4ever Alone.
Mas, existem as situações que mesmo o cara sendo um mané, ele ainda consegue ficar com a mocinha e, - adivinha - finais felizes são sempre bons, não é? O interessante aqui seria sacar o que se fez errado, concordam?

Agora, por fim, para terminar este post, o que eu realmente queria falar.

Tenho uma situação certa, com uma ação certa e um final, feliz ou triste.
De todas as situações acima, a que mais tem a obrigação de dar certo é essa. A situação é certa, você age certo e tudo da certo! uhu!
A(O) menina(o) ta afim de você, você age certo, fica e uhu o/
Nada mais justo, nestes casos, não acha?

Agora, esse tipo de situação com final triste te dá uma raiva incomensurável. A situação tem a intenção de te beneficiar, você age de forma a realmente te beneficiar e, pumba, dá merda!
Quem já passou por isso sabe a quantidade de raiva que você fica. A(O) menina(o) ta afim de você, você ta afim, age certo, tudo dando margem pra dar certo e de repente vem um lightining strike e te acerta de um jeito monstro! Bate uma luz de insanidade na cabeça dela e ela diz "Não". WTF?! Como assim?
Sentir-se com raiva nessa ocasião é o mínimo.

Enfim gente, pra fechar, acho que podemos usar o meu novo lema de vida, a oração da serenidade, goes like this:
Serenidade para aceitar o que não pode ser mudado
Força para mudar o que pode ser mudado
Sabedoria para discernir uma coisa da outra

Em alguns casos, é necessário força, normalmente os casos são os que você age errado. Se você está agindo errado, por consequência, terá uma maior probabilidade de fazer as coisas darem errado. Portanto, se isto te gera (e as probabilidades demonstram que são altas as chances de) sofrimento. A única saída é mudar.

Em outros casos, é necessária serenidade, pois não vai conseguir mudar. Você nunca vai conseguir voltar com aquela sua ex que você tanto amou e que hoje está feliz nos braços de outro. Apesar de você ter feito tudo certo e a situação estar totalmente a seu favor, mesmo assim pode dar errado. Serenidade neste caso, deveria ser mais fácil, não acham? Neste caso, a culpa é exterior a você. torna-se um ambiente incontrolável. Fique em paz de ter feito o certo e faça-o novamente, uma hora vinga. Mas normalmente é quando sentimos mais raiva.

Mas aqui comecei com muito achismo e até vi conteúdo para outro tópico, quem sabe outro dia retomo esse tema fazendo a parte dois.

Finalizando. E a maior problematização aqui é ter a sabedoria para discernir uma coisa da outra e, ainda pior, o que é agir certo e, o que é agir errado? Como saber que se fez o certo e como saber se fiz errado?

Tenho uma coisa a dizer, maldita comunidade verbal.

*Como se possuíssemos algo, ahahaha.

0 comentários:

Postar um comentário