domingo, janeiro 30, 2011

Teístas questionam Deus e sua existência?

Estava eu, aqui na cozinha de casa, muito bem posicionado com o meu notebook (para quem não sabe a cozinha é passagem aqui em casa, portanto, privacidade zero), chega meu irmão (que sabe da minha "tara" por conversas sobre Deus) e diz:

- 'Tava la' falando com a Adriana (esposa dele) que se ela acredita em Deus, ela deveria questionar mais Ele e sabe o que eu percebi? Nós - ateus - questionamos muito mais Deus que eles, não deveria ser o contrário?

Respondo:

- Acontece que é justamente os nossos questionamentos a Deus que fazem com que nós sejamos ateus. É isso que é Fé, crença sem a menor evidência. É ofuscante. Pergunte para a maioria dos crentes se eles leram a bíblia, a maioria vai dizer que não; depois pergunte se existem contradições na bíblia, eles também vão dizer que não*. Eles dizem isso exatamente por não terem lido a bíblia e não adianta provarmos para eles que eles estão errados, pois eles foram ofuscados pela fé, eles nunca chegaram a "idade da razão"**. Eles continuam com a sua história faz-de-conta, seu próprio Super-Man. Eles piamente acreditam que o homem veio do barro, que a mulher veio das costelas do homem, que havia uma cobra falante, que Maria deu luz virgem, que Jesus ressucitou, é incrível como isso veio a ser e continua sendo em pleno século XXI. Não clamo a inexistência de Deus 100% (isso seria no mínimo arrogante para qualquer ser no século XXI***), pode existir um ser superior que nos criou (que vai ter logicamente uma explicação muito mais elegante que pura mágica), mas este nunca será o Deus da Bíblia, do Alcorão ou de qualquer outro livro que dizem ser sagrado. Quando e se um Deus for provado real, ele será provado pela ciência e não terá absolutamente nada a ver com o cristianismo, judaismo, islamismo ou qualquer outra crença metafísica.

Encerramos a conversa aí. Acho que consegui ou ser extremamente bitolado nas minhas posições ou extremamente esclarecedor.


*Para ver contradições na bíblia recomendo o vídeo do NonstampCollector (Show de perguntas - Contradições na Bíblia)
**George Carlin (video no youtube - Pro Life, Abortion and the Sanctity of Life [English Only])
***É igualmente arrogante dizer que Deus existe e ponto final. Essa é a diferença da arrogância científica e a arrogância deísta. Tem um tópico no próprio blog sobre isso caso queiram entender mais.

sábado, janeiro 29, 2011

Hepburn - I Quit

Apesar de ter todos os armamentos necessários para guerrear, it's to much. I quit.

A música abaixo (abro o espaço para ser zoado horrores por gostar do som) eu conheci quando tinha meus 15 anos (moreorless), a encontrei no CD da Buffy, junto com a minha paixão Sarah Bettens. Em nenhum caso se eu tivesse visto o clipe sem antes ter gostado da música eu iria gostar dessa música.

Tirando a letra da música, acredito, inclusive que, apesar da letra fazer sentido para muitas pessoas atualmente, para mim, a única parte a destacar é mesmo o "I Quit".



Estranhamente o Youtube buga quando a página Losers está na mesma página que este clipe, para evitar este problema, veja o tópico em si, ou seja, clique em "hepburn - I Quit" e veja o tópico isoladamente.

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Shattered - The Cranberries

Quem deveria vir antes, o nome da música ou da banda? Detalhes a parte, mais um post de música, desta vez incitado pela minha grande reforçadora ++ plus adicional Bruna, afinal, gosto de Cranberries apenas por causa dela.



I'm trying to control myself
So please don't stand in my way
I've waited for the longest time
This is what I wanted in my way

Move over, move over
There's a climax coming in my way
Move over, move over
There's a climax coming in my way

I don't like you, don't compromise
Shattered by your weakness
Shattered by your smile
And I'm not very fond of you, and your lies
Shattered by your weaknesses
Shattered by your smile

All the kids are going back to school
The summer's over it's the golden rule
And now I'm coming out to play
So please don't stand in my way
And all the things that seemed once to be
So important to me
Seem so trivial now that I can see

Move over, move over
There's a climax coming my way

I don't like you, don't compromise
Shattered by your weakness
Shattered by your smile
And I'm not very fond of you, and your lies
Shattered by your weaknesses
Shattered by your smile

Please don't stand in my way
Estou tentando me controlar
Então, por favor, não fique no meu caminho
Esperei muito tempo
Era isto o que eu queria no meu caminho

Afaste-se, afaste-se
Há um clímax vindo em minha direção
Afaste-se, afaste-se
Há um clímax vindo em minha direção

Eu não gosto de você, não se comprometa
Destruído pela sua fraqueza
Destruído pelo seu sorriso
Eu não gosto de você e de suas mentiras
Destruído pela sua fraqueza
Destruído pelo seu sorriso

Todas as crianças estão voltando à escola
O verão acabou, esta é a regra de ouro
E agora estou saindo para brincar
Então, por favor, não fique no meu caminho
E todas as coisas que um dia pareceram ser
Tão importante para mim
Parecem tão triviais agora que consigo enxergar

Afaste-se, afaste-se
Há um clímax vindo em minha direção

Eu não gosto de você, não se comprometa
Destruído pela sua fraqueza
Destruído pelo seu sorriso
Eu não gosto de você e de suas mentiras
Destruído pela sua fraqueza
Destruído pelo seu sorriso

Por favor, não fique no meu caminho

Essa música tem um efeito sedativo em mim, eu posso estar em diversos estados diferentes permeando entre tristeza, ódio, felicidade que vou, quase que imediatamente ao seguir a letra da música para o estado calmo.
Sendo sincero, lendo a letra da música eu não consigo entendê-la, por isso pedi a ajuda da Bruna para escrever para o Blog, dando a opinião dela que acredito que será mais precisa e objetiva. A minha será mais subjetiva.

Para mim, a música teria total congruência se removessêmos uma frase, “destruído pela sua fraqueza”. Eu não consigo compreender o por que alguém se sente destruído pela fraqueza de outrem.

Removendo esta frase, conseguiria captar a mensagem da música que é até texto de um post anterior meu, ambivalência. Todos somos ambivalentes sobre os mais diversos aspectos da nossa vida, ao dizer “eu não gosto de você e suas mentiras” e ao dizer “era isso o que eu queria em meu caminho”.

Não há relação no mundo que tenha apenas bons momentos, mas são por eles que mantemos nossas amizades, quando cessam estes bons momentos, as amizades tendem a se desintegrar, sem ganhos positivos, o que sobra é distância entre as pessoas.

Por isso a minha leitura da música é subjetiva, ela não contempla o todo, ela contempla que existem boas e más situações em um amor, mas as boas que fazem parte do mantenedor.

Indo para um lado mais negativo, as partes boas podem ser partes ruins, mas não quero entrar neste tipo de assunto pois está bem longe da minha realidade atual, existem algumas pessoas que a parte boa é algum tipo de dependência, nem que seja um teto sobre a cabeça, alimentação em troca de espancamentos, como o povo diz “ruim com, pior sem”.

Não quero e não vou envenenar a letra dessa música com este tipo de gente que não faz parte do meu quadro de vida e que sinceramente, espero nunca ter (em níveis tão extremos).

Resumiria a música em três frases, “era isto que queria em meu caminho / eu não gosto de você e de suas mentiras / destruído pelo seu sorriso”.

Era o sorriso que você queria para você, mas infelizmente, ninguém é exatamente sob medida, do jeito que queremos, mas ao poder da abstração, conseguimos preencher lacunas ou até espaços totalmente preenchidos com o que queremos que seja, a doce poesia da ilusão.

Tudo isto pode nos enterrar, pode gerar tanta dor e sofrimento, mas se nos perguntássemos se você faria novamente, você responderia que sim, sem pensar porém, pensado.

Outra parte importante da letra da música pra mim é “E todas as coisas que um dia pareceram ser / Tão importante para mim / Parecem tão triviais agora que consigo enxergar”.

Você alguma vez já olhou para algo que queria tanto, mas tanto mas tanto! Que! Quando conseguiu disse “que besteira”, seja em relacionamentos, seja um show, um emprego, o que for.

Tu preenche tanto aquele pequeno vazio e quanto mais não consegue, mais o vazio cresce e mais você quer e mais valor você dá e quanto mais valioso mais difícil de alcançar, quanto maior o pedestal, mais você tem de crescer e quando você finalmente chega ao tamanho do pedestal e lhe toma o vazio percebe que realmente, não passa de um vazio tão grande quanto a sua trivialidade.

E como conseguimos chegar neste resultado? Temos de infelizmente, conseguir o que queremos, por mais vazio que seja. Apenas quebrando a cara para ver que algo não vale a pena.

Mas ei, existe um ponto positivo nisto! A isto damos o nome de experiência. Para não errarmos novamente. Obviamente tem quem erra e não aprende, ou que gosta de errar, mas isto é outro assunto também.

Como disse no início do post, pedi a Bruna para que escrevesse sobre a música para termos duas visões aqui, a dela, encontra-se tanto abaixo quanto no blog da Bruna, que pode ser acessado clicando-se no nome dela. Não recomendaria se não fosse bom, além de escrever muito bem também tem uns desenhos muito legais.

E como vocês poderão ver, exatamente como havia dito, o texto da Bruna é far more objetivo.

Vale muito a pena. Mas, vamos ao que interessa.

A letra é um desabafo. Eu poderia até chutar uma historinha de alguém que se prendeu a uma pessoa por muito tempo, mas se decepcionou e decidiu superar isso não olhando mais para trás. Quando a Dolores (a vocalista da banda) diz

I've waited for the longest time (Esperei muito tempo)
This is what I wanted in my way (Era isto o que eu procurava no meu caminho)
Move over, move over (Afaste-se, afaste-se)
There's a climax coming in my way (Há um clímax vindo em minha direção)"


O que eu consegui perceber foi o seguinte: uma oportunidade muito boa surgiu na vida da criatura que se decepcionou, e agora a dita cuja quer aproveitar esse momento e não quer intromissões -especialmente dos que a fizeram sofrer um dia.

Ela também diz:

The summer's over it's the golden rule (O verão acabou, esta é a regra de ouro)
And now I'm coming out to play (E agora estou saindo para brincar)


Bem, isso é um jogo de palavras muito legal. Ao meu ver, essa pessoa que está magoada decidiu por um ponto final nos tempos de sofrimento e agora quer recuperar o tempo perdido se lamentando, sofrendo.Vai começar a viver novamente.

E vamos ao refrão, a parte que eu considero mais importante na música:

don't like you, don't compromise (Eu não gosto de você, não se comprometa)
Shattered by your weakness (Destruída pela sua fraqueza)
Shattered by your smile (Destruída pelo seu sorriso)
And I'm not very fond of you, and your lies (Eu não gosto de você e de suas mentiras)
Shattered by your weaknesses (Destruída pela sua fraqueza)
Shattered by your smile (Destruída pelo seu sorriso)


Na hora que li isso lembrei do filme Closer, no qual a personagem interpretada pela Natalie Portman diz que quando quer terminar pra sempre um relacionamento, não briga, não faz confusão nem nada. Ela simplesmente diz "não te amo mais". É mais ou menos o que eu pude notar na letra. Não existe nada mais libertador para alguém que sofre por uma pessoa amada quando diz: 'Eu não gosto de você' ou 'Eu não te amo mais'. Eu acredito muito no poder dessas palavras. É claro que tem gente que banaliza esse tipo de sinceridade, diz que não ama amando, diz que não gosta gostando. Pra mim, isso é covardia. Quando eu ponho um 'não' na frente desses verbos, é porque a coisa é séria.

A Dolores foi bem sincera. Seja lá quem foi que brincou com a cara dela, essa pessoa além de tudo, foi covarde: "Shattered by your weakness (Destruída pela sua fraqueza)" And I'm not very fond of you, and your lies (Eu não gosto de você e de suas mentiras).

E ela, provavelmente por gostar demais, não conseguiu se livrar facilmente dessa angústia. Talvez por ter persisitido no erro, acabou se destruíndo. Dá pra perceber isso quando ela fala: Shattered by your smile (Destruída pelo seu sorriso). 

É uma fraqueza que sempre carregaremos. A gente perdoa quem ama fácil demais. Talvez por que amamos, talvez porque a ausência dessas pessoas dói mais do que a ausência de outras. O fato é que persistimos no mesmo erro, muitas vezes. As vezes são os olhos da pessoa pedindo desculpas que simplesmente nos deixam desarmados dos pés à cabeça. As vezes é o perfume, o jeito de falar...o sorriso.E isso também destrói.

Mas eu gostei do desenrolar da letra, por que ela não está dizendo isso só pra tentar provar pros outros que mesmo mal, está superando. Ela se dá conta de que algo também mudou pra ela:

And all the things that seemed once to be (E todas as coisas que um dia pareceram ser)
So important to me (Tão importantes para mim)
Seem so trivial now that I can see (Parecem tão banal agora que consigo enxergar)


Já passei por esse momento 'caiu a ficha'. É uma condição de cegueira temporária, mesmo. O sorriso cega. O perfume cega. A voz cega. Mas não ver não nos priva de não sentir. E as dores que surgem no meio do caminho acabam clareando a estrada. E uma hora ou outra, percebemos com quem estamos. Damos menos ou mais valor à pessoa e à situação dependendo do que acontece nesse meio termo. Enfim, crescemos. E aí, é hora de decidirmos se queremos ou não companhia nessa jornada. Acho que a música segue o ditado "antes só do que mal acompanhado".

Please don't stand in my way (Por favor, não fique no meu caminho).

terça-feira, janeiro 25, 2011

O maldito dia seguinte

Bendito foi o dia que resolvi comprar a tal da Neosaldina, sinceramente, sempre achei que esses remédios para dor de cabeça fossem todos placebos, por experiência, Doril nunca me ajudou em nada, agora essa Neosaldina, o produto funciona, recomendo.

Acordei hoje com aquele mal estar desgraçado que a ressaca deixa, eu odeio beber água logo quando acordo mas não teve jeito, acordei e fui direto beber água, nem ao banheiro fui, claramente já estava armado com a Santa Zaldina, curandeira de todas as dores de cabeças. Voltei a "dormir" e 1 hora depois deitado obviamente sem dormir resolvi levantar. Todos em casa ainda estavam dormindo.

Vim até o pc e é incrível como todo humano de ressaca se sente na obrigação de dizer a todos que está de ressaca, este tipo de comportamento deve ser selecionado pois se você está de ressaca então deve fazer algum tipo de inveja para as outras pessoas pois você espertão se divertiu aos bocados na noite passada enquanto quem não bebeu não deve ter se divertido tanto quanto você (achismo total).

Enfim, deve ter algum tipo de função ser uma das primeiras coisas que você conta quando está conversando com alguém no dia seguinte. Parando para pensar, ressaca é algo que te incomoda tanto que deve ser obrigação falar, mas até aí, você não vê mulheres falando "estou com cólica" no messenger na mesma freqüência que bebunzinhos clamam como se fosse algum tipo de vitória estar de ressaca.

Mal sabe o retardado que o cara que não bebeu dormiu muito bem e se divertiu as custas do bêbado retardado, mas também custeou levar o bebum pra casa (isso já é devaneio, não aconteceu ontem).

Logo que entrei no msn hoje já fui na fé, "wuhul, vou colocar meu nick "ressaca desgraçada"", daí parei, pensei, vi que não tinha mais 15 anos de idade e não coloquei. Isso não precisava estar aqui, mas foi muito engraçado o que aconteceu logo depois, uma pessoa que eu conheço entrou no msn e o que fez? Mudou imediatamente o nick para "ressaquinha =X" e daí eu vi novamente a auto-afirmação da noite passada que pode inclusive ser responsável de decisões extremamente burras, como dizem, alcóol é o pai do arrependimento.

Posso dizer que hoje cresci um pouco mais, percebi que não preciso ficar clamando ressaca para todo mundo que conheço, mais fácil falar apenas para quem quer ouvir sobre ou que está de ressaca tanto quanto você no mesmo rolê. Gritar para o mundo "RESSACA" não é vitória, é derrota.

Obviamente eu não vou parar de beber, mas vou tomar mais consciência sobre e o que me ajudou bastante foi o texto abaixo, para aqueles que querem entender um pouco mais sobre a ressaca, o texto abaixo é extremamente engraçado e simples, é uma mistura fatal, você começa a ler e só termina quando acaba o texto. Aproveitem.

Abro o espaço do comentário pra quem quiser falar sobre alguma experiência de ressaca. =D

1 - O que acontece com o corpo?
Funciona assim: o corpo gasta glicose para metabolizar o álcool. Glicose é açúcar, açúcar é energia. Resultado: a gente fica fraco e sonolento. O excesso de álcool também inflama o aparelho digestivo, faz a cabeca doer, provoca náuseas, vômitos e aumenta a sensibilidade à luz. Enfim, ressaca só não dá pereba.

2 - Por que a dor de cabeça é insuportável?
O álcool desidrata o corpo, do dedão do pé ao cérebro. Da seguinte maneira: o etanol inibe a produção do hormônio antidiurético e, sem ele, a gente faz muito mais xixi. Engoliu cuspe, pronto: é hora de ir ao banheiro. Portanto, a cabeça dói porque os neurônios sentem sede, literalmente.

3 - Isso mata ou só é chato pra burro?
A menos que você queira se jogar do 76o andar, ressaca não mata. Todos os sintomas desaparecem em 24 horas. Mas, alto lá: se você ficar de ressaca todo dia, também pode acabar com gastrite, pancreatite, cirrose... Aí, sim, não vai durar muito.

4 - Por que a ressaca só aparece no dia seguinte?
Porque é durante o sono que o corpo do bebum trabalha para absorver todo aquele álcool que ele botou para dentro. De manhã, com o servico feito, é hora de disparar os sintomas desagradáveis.

5 - Por que meu pai bebe até cair e não fica de ressaca, e eu fico imprestável com meros dez chopinhos?
A história de que coroas não ficam de ressaca é lenda. "A idade é um fator que diminui a capacidade de digerir o álcool", explica o gastroenterologista Jaime Eisig, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Mas algumas pessoas produzem pouca quantidade de aldeído desidrogenase, a enzima que metaboliza o álcool. As mulheres ficam "altas" mais rápido por causa disso. "Elas não produzem a tal enzima", diz o doutor Eisig.

6 - Qual a diferença entre ressaca e coma alcoólico?
A quantidade de etanol que o camarada bebeu. Até determinado ponto, ele vai sentir dor de cabeça, vomitar, se arrepender e depois fica tudo bem. Além desse ponto, a taxa de açúcar no sangue cai drasticamente; o coração pode parar de bater devido à inibição que o álcool produz nos centros nervosos do cérebro responsáveis pelos batimentos; o camarada perde a consciência. Resumindo, é encrenca da grossa.

ANTES DA FARRA: A PREPARAÇÃO

7 - Beber de barriga vazia é pior?
Muito pior. Ter comida na pança significa que o etanol não estará sozinho na corrida da digestão. O organismo vai dividir as energias entre as duas tarefas, e isso tornará mais lenta a entrada do álcool na corrente sangüínea.

8 - Mas comer o quê? Chuchu, rabada, macarrão?
De preferência, alimentos ricos em sal e gordura. Castanha, amendoim, queijo e, para extrapolar, salaminho. "O sal e a gordura estimulam a secreção de substâncias que protegem o estômago do álcool", avisa a nutricionista Cynthia Antonaccio.

9 - Tomar uma colher de azeite, antes de enfiar o pé na jaca, ajuda?
Azeite tambem é gordura, portanto ajuda. Então pegue a sua colher de azeite, despeje-a num prato, adicione sal e mergulhe pedacos de pão na mistura. Isso mesmo, igualzinho ao que você faz com o couvert do restaurante.

10 - A propaganda diz para tomar um Engov antes e outro depois. Nao pode ser dois depois?
Até pode. Um ou dois antes é que não adianta nada. Ainda não inventaram remédio que previna contra a ressaca. Tudo o que existe apenas dribla os sintomas. O Engov tem hidróxido de alumínio, que alivia os males digestivos; tem AAS, que é um analgésico; e tem cafeína, que contrai os vasos sangüíneos dilatados pelo álcool e, assim, diminui o mal-estar.

11 - Uísque paraguaio dá mais ressaca do que o escocês?
Não há estudos sérios comprovando isso. Mas sabe-se que os falsificadores usam substâncias no mucho confiables na elaboração de seu "legítimo scotch". Coisas como cobre, iodo... Se o etanol já faz todo o estrago que a gente sabe, imagina essas tranqueiras todas...

12 - Me disseram que a ressaca de vinho é a pior de todas. Confere?
Não. As bebidas com teor alcoólico mais alto - destilados (uisque, vodca,pinga) - é que provocam maior estrago. Elas são absorvidas mais rapidamente pelo corpo. Por dedução lógica, os fermentados (vinho, cerveja) fazem menos mal, certo? Mas, cuidado: tudo gira em torno da quantidade.

DURANTE O PORRE - CONTROLANDO OS RISCOS

13 - Cheguei ao skindô-skindô. Posso misturar bebidas?
Não há fundamento científico na história de que a ressaca é pior para quem mistura destilados e fermentados. "O que acontece é que o cara que mistura bebe mais. Ele começa na cerveja, passa pela caipirinha, parte pro uísque e arremata com um licor. Não tem estômago que aguente", conta o psiquiatra Arthur Guerra, diretor do Grupo de Álcool e Drogas da Faculdade de Medicina da USP.

14 - Então, o que eu faço para acordar legal amanhã?
O truque é simples e eficiente: intercale um copo d'água entre dois de birita. A água é o verdadeiro santo remédio anti-ressaca. Ela reidrata, dilui o álcool e facilita o trabalho dos rins e do fígado. Sem dizer que tambem empanturra. Numa pança cheia d'água cabe menos pinga. Trocar a água por suco ou refrigerante também pode. Essas bebidas são ricas em carboidratos, que viram energia e ajudam a metabolizar o álcool.

15 - O dia seguinte ainda nem chegou e já estou passando mal. Vomitar pode ser uma boa?
É relativo. Na verdade, quando o bebum vomita, há pouco álcool no estômago para pôr para fora. A maior parte já foi absorvida. O que tem é muita secreção gástrica, que é ácida pra chuchu e dá o maior enjôo. Então, alguns se sentem melhor depois de despejar esses ácidos enfiando a cabeça no vaso sanitário. Outros, nem tanto.

16 - O camarada que fuma enquanto enche o caneco vai ter uma ressaca mais branda?
Pelo contrário: álcool e fumo formam uma dobradinha mais perigosa do que Caniggia e Maradona na Copa de 90. Quanto mais nicotina, menos oxigênio no sangue e mais rápido se dá o processo de intoxicação.

17 - Se eu tomar canja de galinha antes de ir dormir, os riscos de ter ressaca diminuem?
Teoricamente até podem diminuir, porque a canja ajuda na reidratação. Mas isso está mais para curandeirismo popular. Se você acredita, vá em frente. Mas, como escreveu Luís Fernando Veríssimo num texto antológico sobre ressaca, "não vá enfiar a cara no prato de canja e morrer afogado." Não é para fazer inalação. É para tomar mesmo.

O DIA SEGUINTE - PLANOS DE CONTINGÊNCIA

18 - Danou-se. Acordei de ressaca. Por que o gosto de cabo de guarda-chuva na boca?
Por causa da desidratação. A boca fica seca e o paladar capta o sabor ácido das substâncias que o estômago despeja para processar o álcool.

19 - O que é melhor comer nessa hora?
Alimentos de fácil digestão, para não estressar ainda mais o organismo, já detonado pelo esforço de processar o álcool. Os campeões: frutas, para reidratar e repor as vitaminas, e pão, batata e massas, para obter glicose rapidamente e fornecer energia ao corpo.

20 - Tomei todas na Terça-Feira Gorda e tenho uma reunião importante na Quarta de Cinzas. Como disfarçar a minha cara de zumbi?
Só com maquiagem, xará. Ou então finja que está assoando o nariz de 30 em 30 segundos, para pensarem que você está gripado. Se a sua consciência deixar, diga algo como: "Puxa vida, foi chato passar o Carnaval inteiro sem poder tomar uma cervejinha sequer por causa dessa gripe..."

21 - Correr para a academia e malhar feito um louco, ajuda?
Falou, Superman... O pobre-diabo do manguaceiro não tem forças nem para ir ao banheiro, quem dera para correr na esteira. E, para fazer exercício, o corpo precisa de glicose - a mesma que está sendo usada na recuperação pós-pé-na-jaca. Vai querer dividir?

22 - Já sei, vou continuar bebendo...
Esse é o truque do alcoólatra. Ele "rebate" a ressaca com outro porre. Funcionar funciona, porque se popô de bêbado não tem dono, até parece que ele vai perceber que está de ressaca. Se essa é a sua saída, procure os Alcoólicos Anônimos.

23 - O que eu faço pro meu quarto parar de rodar?
Repouso. Mantenha a luz apagada, cortinas fechadas e fique deitado. A ressaca aumenta a sensibilidade à luz. Aproveite o momento introspectivo para fazer a mais clássica das promessas: "Nunca mais vou botar uma gota de álcool na boca". Ressaca tem que terminar com uma baboseira dessas...

Fonte

domingo, janeiro 23, 2011

Discriminação e Respeito

Tudo bem, todos somos discriminados, seja pela aparência, forma de se vestir, gostos, whatever. Sempre tem alguém que te discrimina, pelo mais banal motivo possível.

O meu problema com a discriminação é quando começamos a nos fazer de coitadinhos demandando respeito.

Como não é surpresa para ninguém que falou comigo nos últimos 2 meses eu estou num momento de ler sobre a não e sobre a existência de Deus quase que compulsivamente.

Daí surge o meu problema, ver um vídeo ateu falando que ele é discriminado por não crer e logo depois ver um vídeo de um cristão falando que se sente discriminado por crer em Deus.

Eu não entendo por que as pessoas dão tanto valor a este “respeito” por terem eixos norteadores diferentes.

Pra mim, pouco me importa se um judeu respeita a minha ausência de crença em um ser invisível que mora no céu e julga os humanos.

O único problema pra mim é quando a liberdade de expressão é tomada por grilhões por menores que sejam limitando a minha fala ao mudo.

Nós simpatizamos por pessoas que possuem gostos similares aos nossos, por isso políticos precisam pelo menos passar a imagem de que creem em Deus, como diria alguém que não me recordo agora “Ser ateu na política é cometer suicídio político”.

Quanto mais pessoas gostam de algo, mais chances você terá de encontrar simpatizantes sobre este algo. Portanto, se a quantidade de ateus no Brasil é inferior a 10%, então você tem 10% de simpatizantes sobre este seu ponto de vista.

Obviamente, nós, humanos, em nossa grande maioria não deixa de conversar com alguém por uma posição religiosa diferente da sua, por ex. eu, tenho amigos religiosos, eu não respeito suas posições teístas, porém, entendo que não preciso conversar sobre este assunto com eles.

Essa minha visão de respeito pode ser moldada dessa forma pela liberdade que o Estado de São Paulo me oferece. Já em cidades menores, imagine a filha de uma católica dizer que é atéia! Ela será a pecadora da cidade, seu destino será traçado, ela será desrespeitada de forma voraz por todos os crentes da cidade.

Este tipo de comportamento silencia o povo e aí a falta de respeito entra como uma forma opressora.

Eu até consigo entender o por que as pessoas pedem respeito, existem diversos níveis de desrespeito, talvez eu não seja desrespeitado da forma que essas pessoas são, por isso acho bobo pedir por esse respeito.

sábado, janeiro 22, 2011

Por que não dizer não?

A pretensão era (ou ainda é, não sei ao certo) escrever sobre o por que as mulheres enrolam os homens com as desculpas mais esfarrapadas possíveis, a recíproca é verdadeira.

Não são todos os casos, admito, mas até aí, quem pode clamar o absolutismo?

Rapaz: Tava pensando em fazer alguma coisa esse fds, que se acha?
Garota: Ah, esse fds eu vou (Loading*) fazer X coisa...

Vamos a realidade, você deve estar pensando que a mulher está se fazendo de difícil e novamente, em alguns casos isso é realmente verdadeiro, mas você, um cara sensato, sabe quando ela se faz de difícil e quando está te enrolando.

Não vou prosseguir pelo caminho da garota que se faz de difícil, aqui é sobre enrolação.

Vamos nos colocar nos “sapatos dela”, alguém que rejeita uma oferta, rejeita por não ser bom (o suficiente) para ela. Se o encontro fosse por ex. com o cara que ela está afim, ela diria não?

Então chegamos a pergunta, por que a garota faz o uso do LDE (ler rodapé)? Por que ela simplesmente não pode falar não?

Isto também é óbvio, mas tem de ser dito, ela não quer perder um carente correndo atrás dela, pois certamente, enquanto o “não” não aparecer, você tenderá a alimentar esperanças e é exatamente disto a garota se alimenta, você a ouve, você a faz rir, mas você não e nunca ganhará o que quer dela.

Como diria a minha maior paixão, apesar de sua força na minha vida ter decrescido, Sarah: “I can’t make you love me, if you don’t” (eu não posso fazer você me amar, se você não ama).

A única forma de contra-controlar a situação é se tocar e saber dar um basta, não fique sendo enrolado. Se não deu certo, só lamento, diga “next” e siga em frente.

Infelizmente, por pior que seja, e por mais que você ache que aquela pessoa foi feita sob medida para você, quando um não quer, dois não ficam.

Se você ainda quer ficar alimentando esperanças, eu lamento muito por você, mas muito mesmo.

Se alguém que foi feita sob medida para você te despreza desse jeito, então o seu sob medida é um tamanho P, sendo que você é tamanho G.

Este post levanta muitas questões. Mas acho que vou parar por aqui, levando em consideração que consegui cumprir o objetivo do post, que era elucidar o por que mulheres dizem não quando são chamadas para sair. Poderia ter resumido em duas linhas não é não? Tão fácil responder essa pergunta, ao mesmo tempo, corremos dela como se fossêmos morrer.

*Loading desculpa esfarrada (LDE) pode ser o famoso “desmarcar o encontro no dia falando que está com dor de cabeça”. O Software “LDE” é uma atualização automática que acontece com todas as mulheres quando as mesmas são chamadas para sair pela primeira vez, portanto, todas possuem o LDE (que tem suas próprias atualizações, mas aí, vai de mulher para mulher).
Li em um lugar “qualquer mulher que tenha o mínimo de barganha possível não é boazinha” e concordo quando “qualquer” significa 90%. A seleção é feminina e tudo que ela precisa fazer é ser bonita aos olhos de quem vê, o homem não se importa se ela tem grana, se ela é inteligente, isso a gente preenche com a beleza dela. Se ela sabe minimamente ser sociável, já está bom e neste caso, a recíproca não é em hipótese alguma verdadeira.

sexta-feira, janeiro 21, 2011

Losers - The Cardigans

Mais um post de música, faz tempo que não faço um.

Hoje apresentando Cardigans com Losers. Essa música é de uma honestidade fora do comum.



Look at all these losers
you find them everywhere
they're fucked up and annoying
but somehow you seem to care


It's easier to laugh
but something makes you stick around
you can't watch from above
and keep your ten toes in the sand


You wish that you were special
I'm just like you


Close your eyes
that'll be the day you'll find those lies
Fold your ears
that'll be the day that you will hear


that'll be the day you
get back home


It's lonely to be strange
and you would never tell
that you're one of these itches
you know it much too well


losers are your weakness
they will always touch your heart
you're touching me as well
'cause I have always been a part


You wish that you were special
I'm just like you
Olhe para todos estes perdedores
Você os encontrará em todos os lugares
Eles são fodidos e irritantes
Mas de alguma forma você parece se importar

É mais fácil rir
Mas algo faz você ficar por perto
Você não pode assistir de cima
E manter seus dez dedos na areia

Você deseja ser especial
Eu sou assim como você

Feche seus olhos
Esse será o dia que você encontrará aquelas mentiras
Tampe seus ouvidos
Aquele será o dia que você ouvirá

Aquele será o dia em que você
Voltará para casa

É só ser estranho
E você nunca diria
Que você é um desses coçadores
Que você conhece muito bem

Perdedores são sua fraqueza
Eles sempre irão tocar seu coração
Você também está me tocando
Pois sempre fiz parte

Você deseja ser especial
Sou assim como você

Antes de tudo, isto não é indireta para ninguém. Vocês sabem que eu adoro ouvir problemas. Não é a toa que resolvi ser psicólogo.

É um soco na boca essa música e deve afetar 99% da população para pelo menos um dos lados.

São duas situações (que não são excludentes), a primeira é da pessoa que não é uma "loser" mas sente-se tocada por e a segunda é uma pessoa loser que quer ser especial, sem notar que no fundo, somos todos humanos.

Vou apelar aqui na pressa à "natureza humana" (que não passa de uma reificação para explicar todas as variáveis do comportamento) que nos faz ser "moralmente bons" (reificação n.2) que por fim faz com que nós nos importemos com os outros.

Nós nos envolvemos com estes "losers" que são chatos, irritantes, reclamões, chorões, sempre achando que a grama do vizinho é mais verde, lastimáveis seres que não conseguem tomar atitudes (claro gente, a história de vida explica o comportamento do ser e suas auto-regras) e por isso sempre ficam afirmando que a vida não tem valor e que nunca conseguem o que querem.

E você, no caso o "winner", senta e conversa com a pessoa tentando da melhor forma possível dar explanações do por que ela se comporta como se comporta e também de como fazer de forma diferente, mas incrivelmente, o "loser" parece que gosta de viver reclamando e não faz nada do que você disse.

O "loser" é um caso especial de ganho secundário de "tudo que dá errado", dar errado já virou tão padrão que ele mesmo deve sabotar o que faz para que dê errado, para que? Para ter motivos para reclamar, claro!

Um "loser" sem nada para reclamar é igual um carro sem gasolina, não tem como fazer combustão para andar, ele necessita de algo para reclamar.

É isto ae, todos temos nossa parte "loser" e nossa parte "winner", alguns são mais losers, outros são mais winners, meio-a-meio... Os "losers" podem virar winners com as mudanças das contingências, mas é algo extremamente difícil e quanto mais enraízado o problema, pior é sua resolução.

Um dos pontos mais chocantes na letra da música para mim é "É só ser estranho", do dicionário:

Estranho - adj.adj.
1. Estrangeiro.
2. Desconhecido.
3. Alheio.
4. Singular.
5. Extraordinário.
6. Esquisito.
7. Anormal, desusado.
8. Excessivo.
9. Repreensível.
10. Esquivo.
11. Não afeito, não habituado.

O adjetivo estranho, tende a ser negativo, mas ele pode estar vinculado a outra característica. A singuralidade da pessoa e isso, nem sempre é ruim, Quentin Tarantino, Tim Burton, Johnny Depp e modéstia a parte, eu somos ótimos exemplos disso.

Porém, ser único é necessariamente ser menos sociável e tende a levar a solidão, exclusão.

Um pessoa singular (falando por mim, e para a maioria dos meus amigos que também devem simpatizar com o termo) não vê o menor problema em não ter vastas amizades, pois sabe que ele não iria se dar bem. A reclamação do "sozinho único" é que não existem pessoas iguais a ele e não que ele é sozinho, isso muda tudo.

Não adianta eu andar com 500 pessoas e não gostar de nenhuma, a gente prefere andar com 1 que gostemos.

Essa é a vital diferença.

O que Jesus não faria

Em Português é muito melhor mesmo!

sexta-feira, janeiro 14, 2011

O Deus do tira e Dá - Pt. 2

Tem alguém seguindo as desgraças que estão acontecendo no Rio de Janeiro?

Hoje já são 511 corpos, 511 pessoas mortas pelo poder talvez até vingativo da natureza, casas destruídas, famílias arruinadas, carros perdidos, anos e anos para a construção de um sonho, sonho este que é tomado em questão de horas sem dó nem piedade, sem a menor consideração com o que ou quem se está fazendo isto.

As pessoas que são salvas e assisti ontem na TV em diversos jornais (o que por acaso gerou uma discussão de família sobre Deus - minha mãe crê) são as seguintes frases:
- Deus levou tudo, menos minha vida, sou grato a ele
- Deus leva, mas ele quer dar novamente, sei que quer
- Agradeço a Deus por ter sobrevivido

Primeiro o que eu digo é "Vai pro inferno, Deus fez você perder sua casa e você ta agradecendo ter sobrevivo? Que porra de Deus benevolente faria isso?".

Pode ser que as pessoas pensem "tenho de manter minha fé em Deus pois ele me salvará", sempre a frase que mais faz os seres humanos baixarem a cabeça, o medo do inferno*, de queimarem pela eternidade por não terem louvado Deus em uma vida finita.

Se você agradece a Deus por ter deixado-o vivo, culpe-o igualmente por ter levado tudo. Colocando na panela e misturando, onde está a justiça?! Ela é apenas cósmica? Poupe-me desta história de bosta.

5 horas depois de já ter postado tive uma epifania.

Um pai dá um Play3 para os 2 filhos, Zé e João.

Zé zela pelo presente, sempre que joga, ao desligar o Play3 ele deixa o controle sempre um lugar onde todos os irmãos localizam com facilidade. Zé sempre que vai jogar, lava a mão antes para tirar gordura da mão. Ele tira o CD do vídeo game e guarda na caixa certa todas as vezes que desliga o Play3.

João é totalmente o contrário de Zé, ele deixa o Play3 ligado mesmo quando para** de jogar. Normalmente antes de começar a jogar faz um balde de pipoca e deixa o controle todo engordurado. Ele costuma bagunçar todas as caixinhas. João também costuma perder o controle vez ou outra.

A moral da história brevemente citada é que Zé tem que pagar por tudo que João faz e o pai deles não é responsável por fazer isso funcionar, o pai deles deu o livre arbítrio para eles decidirem, se Zé e João não entram em um acordo, então como fica? Se o Play3 quebrar, quem foi o responsável? Zé pode ficar muito "puto" com João, mas mesmo assim, não vai ajudar em nada, o Play3 está quebrado.

Agora substituam "Pai" por "Deus", "João" por "Fábricas/Grandes destruidores da ordem da natureza", "Zé" por "Pessoas inocentes" e "Play3" por "Terra".

Claro, se Deus existe, a hipótese acima é extremamente válida. Mas, para provar a hipótese acima, precisamos antes provar Deus. Fica fácil a gente falar que "Deus nos deu a Terra para cuidarmos dela" e que não estamos cuidando, por isso estamos sendo punidos pelas nossas próprias ações.

Mas agora, nova epifania! Caramba! Gostei desse tópico. Se Deus não é o responsável por tirar o que foi tirado, então ele também não é responsável por ter te salvado. Colocando novamente na panela e misturado, não parece que estamos sozinhos na terra? Deixados? Deus se importa?

É fácil inputar Deus e dizer que ele não tem nada a ver com a desgraça e apenas com o salvamento...

Entre um pai que não se importa com o que seus filhos fazem com o Play3 e não ter um pai, qual a diferença? É inútil dizer que "vocês que são brancos, vocês que resolvam".

Se eu fosse o pai de Zé e João, com certeza não deixaria este tipo de atitude acontecer.

* Minha mãe me disse, só como um adendo, achei a frase dela muito engraçada, me lembra sempre a "Aposta de Pascal": Fernando, você tá desafiando Deus. Aahahahaha. Obviamente eu respondi: Mãe, não tem como desafiar o que não existe.
**nova regra ortográfica

Sinônimo de Fé e imaginemos um pouco

Sinônimo de Fé:
(latim fides, -ei)

1. Ignorância
2. Preguiça


Normalmente utilizada em frases para:
  • justificar a existência de algo totalmente não comprovado;
  • deliberadamente cessar qualquer pesquisa, pois a resposta só pode ser Deus
Imagina se Galileu Galilei tivesse cessado sua pesquisa.
Imagina se Darwin tomasse a resposta "Foi Deus" e não descobrisse a "Seleção Natural".
Imagina se Newton, Einstein, Edson, Copérnico, Mendel, Kepler etc... etc... etc...

Imaginem se a resposta "Foi Deus" tirasse toda a curiosidade humana de buscar cada vez mais conhecimento?

Imaginem se achássemos ainda que a terra é imóvel e que o Sol gira em torno da terra, pior, imaginem se achássemos que a terra é plana. Imaginem se não soubéssemos da existência da química, da astronomia, biologia, física.

Deus é improvável. O Deus da bíblia é impossível.

quinta-feira, janeiro 13, 2011

O Deus do tira e Dá

Dizem*: um cego de nascença; um surdo de nascença; uma criança com Síndrome de Down, Patau, Turner etc. e; um bebe com doenças pulmonares:
Deus, por que me fizestes assim?

Dizem*: um maneta que perdeu o braço fazendo seu trabalho honesto e dedicado sem causar mal a ninguém; uma mãe de família que perde seu neném ainda na gestação tomando todas as precauções necessárias; a mãe que não consegue por algum motivo genético ter filhos; moradores honestos da favela que perdem suas casas em enchentes; trabalhadores honestos que tem seus carros (sem seguro) roubados... and so on... (neste, os exemplos são infinitos).
Deus, por que deixaste que isto acontecesse?

Mais fácil seria perguntar, Por que Deus permite que acontecimentos desfavoráveis aconteçam com boas pessoas?

Deus é santo (Isaías 6:3; Apocalipse 4:8). Os seres humanos são pecadores (Romanos 3:23; 6:23). Você quer saber como Deus vê a humanidade? “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos” (Romanos 3:10-18). Todo e qualquer ser humano neste planeta merece, neste exato momento, ser lançado no inferno. Cada segundo que temos de vida, cada segundo, nos é concedido pela graça de Deus. Até a mais terrível infelicidade que pudéssemos experimentar neste planeta é dádiva misericordiosa comparada com o que realmente merecemos, inferno eterno no lago de fogo.

Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8). Apesar da natureza má e pecadora das pessoas, Deus assim mesmo nos amou. Ele nos amou o suficiente para morrer, a fim de carregar a pena por nossos pecados (Romanos 6:23). Tudo o que precisamos fazer é crer em Jesus Cristo (João 3:16; Romanos 10:9) para que sejamos perdoados, e então a nós é prometido um lar no céu (Romanos 8:1). O que merecemos = inferno. O que Deus nos dá= vida eterna no céu se apenas crermos. Foi dito que este mundo é o único inferno que os crentes algum dia vão experimentar, e este mundo é o único céu que os infiéis vão experimentar. Da próxima vez que fizermos a pergunta: “Por que Deus permite que coisas ruins aconteçam com pessoas boas?”, talvez devamos perguntar: “Por que Deus permite que coisas boas aconteçam com pessoas más?”
Fonte

Esse seu Deus do "tenho que tirar para depois te dar (isso se você manter a fé em mim)" é a maior falácia que já pode ter existido, como alguém no século XXI pode sequer acreditar em um Deus pessoal? Um Deus que vigia até seus pensamentos 24h por dia, sem descanso, nem no dia sabático!

Quanto mais me afogo em ensinamentos bíblicos, mais ridículas, insignificantes ficam as explicações e a doutrina do "se afaste do conhecimento".

Respostas mais próximas da realidade (quase um sinônimo de científicas):
Você nasce cego por causa dos genes! Surdo? Genes! Síndrome? Genes! Doenças Pulmonares? Genes!
Perdeu o braço fazendo o trabalho pois se descuidou e as contingências não perdoam!
Todas as precauções não são suficientes em muitos casos (obviamente teria uma análise caso a caso para entender o por que do auto-aborto)
Não consegue ter filhos? Genes!
Morador de favela? Diversos motivos... todos contingentes a realidade e explicáveis pela mesma.
Por que roubam carros de gente honesta? Por que a probabilidade de roubarem carros de gente desonesta é a mesma proporcionalmente a população

Aos genes, devemos grandes honras a um Monge, grande Mendel, pai da genética.

Não precisamos em caso algum, recorrermos a metafísica ou um Deus pessoal.

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Ao encontrar Deus

Caso, na possibilidade remota da existência de qualquer Deus eu ficar frente a frente com o mesmo, se dará a seguinte conversa, magistralmente orquestrada por B. Russel:

Deus: Por que você não acreditou em mim Russel?
Russel: Evidências meu Deus, simplesmente não existiam evidências que suportassem a sua existência...

Chega a ser poético...

sábado, janeiro 08, 2011

Chapter I – Por que eu sou ateu?

Escrevi um tópico enorme, daqueles que ninguém leria, dividido por argumentos incompletos. Me veio uma simples ideia de no lugar de argumentos incompletos, capítulos dedicados a tais argumentos.

Eu já tenho um pequeno roteiro, mas como posso mudar de ideia no meio do caminho, prefiro ir colocando os argumentos conforme eu for escrevendo e não me complicar prometendo algo que posso não vir a cumprir (do mesmo jeito que ainda não consegui cumprir minha história de vida).

Chapter I – Por que eu sou ateu?

A explicação está obviamente conectada a minha ontogênese (por mais que todas as expectativas fosse a de um cristão devoto – minha mãe se pergunta “O que deu errado?”).

Quando pequeno não era muito religioso, sempre zombava junto a meu irmão de Deus. No catecismo era piada atrás de piada com meu primo, a mulher que dava as aulas do catecismo já chegou inclusive a ir até a minha casa falar com a minha mãe (claro, 13 anos atrás aproximadamente).

Pra eu pular para o ateísmo foi uma questão de decisão, o Dawkins diz e concordo com ele, não existe criança muçulmana, criança católica, criança judia, o que existe são pais muçulmanos, pais católicos e pais judeus.

Meus pais, obviamente católicos apostólicos romanos apostaram que eu também me tornaria um, aposta esta fadada a ruína.

Meu ateísmo surgiu da forma mais natural possível, não consigo informar quando, mas digo que nunca fui católico por opção, meus pais eram católicos e eu repetia que era, assim que formei uma opinião disse que era ateu, notem, nem tive o passo mais comum que é seguido por agnosticismo, o pulo foi direto, sem pestenajo, sem armário, sempre fui muito claro a todos quanto a isto e repito, tenho orgulho de ser ateu.

Eu sou contestador nato, sempre tive citando meu pai "a língua afiada", dificilmente quando pequeno aceitava ordens sem justificativas razoáveis (e Deus nunca entrou nessa categoria).

Essa parte contestadora minha formou o ser racional que sou hoje, não tenho dúvidas que esta racionalização minha proveio de uma ausência de algum tipo de afeto da minha família, precisei de alguma forma me render a racionalização e não a emoção, essa é a minha explicação do meu "eu" ao extremo racional.

Cada estudo que faço, cada palavra que leio, tudo isso faz uma rede de argumentos que em sua maioria apenas me levam cada vez mais distante de Deus, cada vez mais percebo o absurdo da existência da metafísica.

Dessa forma quero dizer que eu busco o conhecimento para poder ter meu posicionamento extremamente claro frente ao mundo. Eu antagonizo qualquer tipo de posição "em cima do muro", todas as perguntas que me fazem sobre o que eu gosto, eu respondo com a maior facilidade e se não responder ou me contrariar, tanto quanto a ciência, volto a pensar e me posicionar novamente, digamos que falseando meu posicionamento, outro tomará seu lugar até que seja falseado novamente.

Já ouvi muitos argumentos de Deus e o que mais achei interessante, pois me fez rir por alguns minutos, foi a de Aldous Huxley, na matemática:

Sabe a fórmula m sobre nada é igual ao infinito, sendo m qualquer número positivo? Bem, por que não reduzir a equação a uma forma mais simples, multiplicando os dois lados por nada? Nesse caso teremos m é igual a infinito vezes nada. Quer dizer, um número positivo é o produto de zero e infinito. Isso não demonstra a criação do universo por um poder infinito, a partir do nada? Não demonstra?

É cada explicação que me aparece.

Para que algo seja real, ela precisa ser provada, para provar algo, temos na ciência o conhecido método científico, Deus não entra nessa categoria (provavelmente argumentos posteriores irão deixar o por que falo isso – como disse, este é o primeiro capítulo).

quinta-feira, janeiro 06, 2011

Trivialidades

Não fui feito para trivialidades, espero que se você me conhece e está lendo isto, também não.

segunda-feira, janeiro 03, 2011

É tudo físico

Antes de continuar, ao dizer “É tudo físico”, pretendo afirmar que:

1 – pensar e agir atendem a mesma substância, ambos são comportamentos. A diferença entre eles é que um é privado (experiência própria [tal como sentir dor de dente]) e outro é público (experiência compartilhada [tal como dar um abraço em seus pais])
2 – a inexistência de qualquer coisa que fuja o físico (sim, é pleonasmo, mas eu gosto de overexplicar/deixar bem claro), mais especificamente espíritos, seres criadores do universo ou até o dragão que vive na garagem do titio Sagan
3 – interesse é gerado por atributos físicos (beleza, dinheiro, posses), a este, relevo seu valor não totalitário.

Tudo bem? Podemos continuar? Esse post será denso.

Tendo como teoria e fato a evolução (chega de falar que evolução é só teoria, abre margem para ‘argumentos da ignorância’), somos todos descendentes de uma célula adaptável ao ambiente e auto-replicadora.

Ao afirmar isto, quero afirmar também a biogênese*, ou seja, blocos básicos de vida são possíveis de serem gerados em condições primordiais (imaginem a terra há 4,5 bilhões de anos atrás). Isto é cientificamente comprovado.

Portanto, podemos entender que até aqui não existia “pensamento”, ou seja, imaterialidade, era tudo material, inclusive a gênese da vida gerada a partir de um processo físico/químico.

Estes pequenos procariontes não pensantes (totalmente materiais), evoluíram por bilhões e bilhões de anos desembocando nos mais variados tipos de seres, um destes resolveu devido a sua capacidade de pensar, afirmar que são divinos, sim ladies and gentleman, estou falando de nós, os famosos homo sapiens (pra encurtar em bilhões de anos a história).

A capacidade de pensar (raciocinar) é o que mais nos diferencia dos animais e a mesma nos dá capacidade de falarmos sobre imaterialidade (imaginem um cachorro discutindo qualquer ponto imaterial), os pontos principais sendo:

1 – Deus
2 – Pensamento (de forma imaterial)

A capacidade de falar sobre imaterialidade não necessariamente prova a imaterialidade.
Notem que tudo no mundo é físico, o funcionamento de um relógio é físico, quando alguém toca no seu braço com uma brasa faz um processo físico conhecido como reflexo entrar em ação, o motor de um carro, as ondas que geram algum barulho.

Em momento algum, ao explicar o funcionamento de um relógio nós diríamos “Funciona pois ele quer funcionar”, não é necessário recorrermos a nenhuma entidade metafísica para explicar nem isto, nem o reflexo, nem o motor de um carro e nem as ondas de um som.

O que tudo isto tem em comum? São bem conhecidas dentro da ciência, já foram desmistificadas, pois, em épocas ulteriores, teriam o apelo religioso.

O humano, ao conseguir raciocinar e ficar pensando e pensando e pensando causou inúmeras cagadas nas próximas gerações, por ex. Deus e o pensamento (de forma imaterial [sim, vou ficar teclando essa tecla]).

Por ex. Platão com seu mundo das ideias, ou os egípcios com Horus.

A partir de uma premissa errada, todas as composições posteriores, em um efeito cascata**, vão cada vez mais empurrando os seres humanos da resposta correta.

Infelizmente, mesmo após provas após provas após provas sobre a evolução, existem pessoas que acham que a terra tem 12 mil anos de idade (o que contesta a existência do Deus judaico-cristão-islâmico de frente [não os outros]).

Isso é no mínimo ignorância e partindo deste princípio como vamos ensinar a esta pessoa que acha que a terra tem 12 mil anos de idade e que somos todos descendentes de um pecador por ter comido a fruta proibida, induzido por uma cobra falante, como a gente fala para essa pessoa entender que pensamento é comportamento e é, portanto, um processo físico?

Não ficou bom o post, sei disso, esperava mais também. =/

*Entendam a dicotomização entre evolução e biogênese, uma coisa é eu falar que os seres evoluem, outra coisa é falar como a vida surgiu. Eu aceito estes argumentos da ciência.
**Imaginem que te apresento a conta 2+3 e depois falo some 5 ao resultado anterior e depois remova 2 do resultado anteior. Se você errar a conta 2+3, todo o resto seguirá em erro.